segunda-feira, 6 de junho de 2016

A SAÚDE DO HOMEM:Prevenção e legislação

A SAÚDE DO HOMEM :
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO HOMEM A Política Nacional de Saúde do Homem, lançada dia 27 de agosto de 2009, tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa, um dos compromissos de posse do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um... continue lendo aqui 



POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO HOMEM A Política Nacional de Saúde do Homem, lançada dia 27 de agosto de 2009, tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A iniciativa, um dos compromissos de posse do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, é uma resposta à observação de que as doenças que afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública.
Leis que regem A expectativa é que o Plano de Ação Nacional (2009-2011) sirva de subsídio para que os Gestores dos Estados e Municípios selecionados desenvolvam estratégias e ações voltadas para a Saúde do Homem, inserindo-as em seus respectivos Planos de Saúde, respeitando as especificidades e as diversidades locoregionais.
Ações As primeiras ações do Governo estão sendo no sentido de informar a população masculina e a todos de modo geral a importância da prevenção na saúde masculina, e estão sendo feitos investimentos na expansão dos serviços, na estrutura da área de saúde pública e na qualificação de profissionais para atender especificamente este público.Especialmente se levarmos em conta que as principais causas de doenças masculinas são hipertensão artérial, sedentarismo, colesterol alto, tabagismo, diabetes e obesidade, causas conhecidas e perfeitamente controláveis
Proteção e Recuperação O homem cuida muito menos de sua saúde do que as mulheres. Talvez seja um problema cultural, talvez seja um condicionante biológico.A saúde do homem merece toda a nossa atenção. A questão sexual, uma das que mais preocupam os homens, é um tema que ainda envolve uma série de mitos e preconceitos.A saúde do homem deve ser vista de maneira global, com todos os aspectos cruciais para uma boa qualidade vida. Tudo isso, sem dúvida, contribui para a conscientização do homem sobre a importância de adotar medidas preventivas e de, quando for o caso, dar a devida atenção aos sinais que seu corpo apresenta.
Serviços Oferecidos:Planejamento reprodutivo masculino, inclusive a assistência à infertilidade;Estimular a participação e inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva;Garantir a oferta da contracepção cirúrgica voluntária masculina;Promover na população masculina, conjuntamente com o Programa Nacional de DST/aids, a prevenção e o controle das doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV;Entre outros serviços em geral podemos citar:EXAMES &CIRURGIAS
Os principais direitos do homem quando o assunto é saúde: Exame e tratamento de câncer de próstata ,Câncer de pênis: Vasectomia (SUS)
CONCLUSÃO:O Ministério da Saúde vem cumprir seu papel ao formular a Política que deve nortear as ações de atenção integral à saúde do homem, visando estimular o auto-cuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário